terça-feira, 8 de novembro de 2016

Ministro das Cidades diz que custo para bombear água da transposição vai passar de R$ 300 milhões por ano

O ministro das Cidades, pernambucano Bruno Araújo, informou nesta segunda-feira (07), em entrevista na Rádio Jornal de Recife, que a transposição do rio São Francisco vai custar R$ 300 milhões por ano mesmo depois de concluída.
Em nota enviada para a nossa redação, em outubro, o Ministério da Integração já havia sinalizado o alto custo para o bombeamento das águas do rio. O órgão pretende fazer parcerias público-privadas (PPPs) para a operação e manutenção dos dois canais.
A maior parte dos gastos deve-se ao uso da energia para colocar em funcionamento os potentes equipamentos que vão bombear a água do rio para as barragens, passando pelos dois canais.
“Essa obra já vai com mais de 4, 5 anos de atraso. E foi feita sem planejamento. Para você ter uma ideia, essa água, para poder atender toda a região, todos os canais, ela precisa ser elevada a uma determinada altura para que possa descer por gravidade para que possa atender a todo o sistema. Ninguém nunca fez, no planejamento, a conta do preço da energia para bombear essa água, quem ia pagar essa água. A previsão é que sejam mais de R$ 300 milhões só de energia”, afirmou Araújo.

Fonte do Alvinho Patriota

Nenhum comentário:

Postar um comentário