O ministro
das Cidades, pernambucano Bruno Araújo, informou nesta segunda-feira
(07), em entrevista na Rádio Jornal de Recife, que a transposição do rio
São Francisco vai custar R$ 300 milhões por ano mesmo depois de
concluída.
Em nota enviada
para a nossa redação, em outubro, o Ministério da Integração já havia
sinalizado o alto custo para o bombeamento das águas do rio. O órgão
pretende fazer parcerias público-privadas (PPPs) para a operação e
manutenção dos dois canais.
A maior
parte dos gastos deve-se ao uso da energia para colocar em funcionamento
os potentes equipamentos que vão bombear a água do rio para as
barragens, passando pelos dois canais.
“Essa obra
já vai com mais de 4, 5 anos de atraso. E foi feita sem planejamento.
Para você ter uma ideia, essa água, para poder atender toda a região,
todos os canais, ela precisa ser elevada a uma determinada altura para
que possa descer por gravidade para que possa atender a todo o sistema.
Ninguém nunca fez, no planejamento, a conta do preço da energia para
bombear essa água, quem ia pagar essa água. A previsão é que sejam mais
de R$ 300 milhões só de energia”, afirmou Araújo.
Fonte do Alvinho Patriota
Nenhum comentário:
Postar um comentário