quarta-feira, 27 de julho de 2016

Secretário-geral da ONU pede início da Trégua Olímpica



O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon pediu nesta terça-feira o fim das hostilidades em todo o mundo. A mensagem marca o início da Trégua Olímpica. A suspensão foi aprovada pela Assembleia Geral da entidade e começa sete dias antes dos Jogos. A trégua segue até o fim da Paraolimpíada, em 18 de setembro.
– Uma pausa nos combates seria uma manifestação dos valores que os Jogos procuram promover: respeito, amizade, solidariedade e igualdade. Os Jogos tratam, sobretudo, de quebrar recordes da capacidade humana. motivando indivíduos e países a ir além dos limites do que se pensava ser possível. Com a mesma determinação, peço um estímulo para combinarmos esforços para ganhar medalhas nos campos dos Jogos e trabalhar para silenciar as armas nos campos de batalha – afirmou Ban Ki-moon.
A iniciativa de uma resolução instituindo oficialmente a Trégua Olímpica é brasileira e foi aprovada pela Assembleia Geral em 2015, com o patrocínio de 180 países. Segundo a ONU, a trégua remete à tradição da Grécia Antiga que teve início no século 8 AC. Em 1992, o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu recuperar a prática, cobrando de todos os países a observância da cessação de hostilidades.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário