sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Jovens iranianos são condenados a 91 chicotadas e prisão por dançarem ‘Happy’

Grupo de seis jovens iranianos que filmaram vídeo onde aparecem dançando e cantando a música “Happy”, de Pharrell Williams, foi sentenciado a seis meses de prisão e 91 chicotadas. O diretor do vídeo, Sassan Solemani, teve a sentença mais longa dos três: um ano e o mesmo número de chicotadas. As informações são do Daily Mail.
Apesar da decisão, o grupo tem motivos para comemorar. As sentenças foram suspensas e, se eles não forem presos novamente no período de três anos, as punições serão descartadas, como explica o advogado da trupe, Farshid Rofugaran.
“A pena suspensa torna-se nula e sem efeito após um determinado período de tempo”, disse Rofugaran. “Quando a pena é suspensa, o veredito não é realizado, mas se nesse período um crime semelhante acontecer, então o acusado estará sujeito a punição pelo crime atual e pela pena suspensa anteriormente”.
Eles foram presos em maio deste ano, um mês depois de o vídeo se tornar um viral no YouTube. As autoridades iranianas supostamente encontraram problemas no fato de as mulheres aparecerem dançando ao lado de homens e não usarem o hijab.
Durante seu tempo atrás das grades, os três homens e as três mulheres foram humilhados e obrigados a ir à rede nacional para pedir desculpas pelo vídeo, dizendo que haviam cometido um erro ao gravá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário